Patrocínio:

Koeler & Galvão Sociedade de Advogados. Logotipo 1 2018.

O Blockchain e as Empresas: primeiras ideias...

 As Empresas estão tendo que estudar e se adequar as novas tecnologias e a transformação digital. Destas novas tecnologias podemos destacar:

1) Cloud;

2) Big Data;

3) IoT - Internet of Things (Internet das Coisas);

4) Realidade Aumentada - RA;

5) Realidade Virtual - RV;

6) Inteligência Artificial - IA;

7) Impressão 3D;

8) Redes 4G e 5G de acesso a redes móveis;

9) Blockchain;

10) Smart Contracts.

Em vez de serem tratadas como tecnologias estanques ou isoladas, visualiza-se que existe uma tendência de convergência entre as tecnologias.

Por isto entendemos que seja necessário uma compreensão de que quando pensarmos em utilização de Blockchain por Empresas devemos pensar na convergência desta tecnologia com as demais inovações tecnológicas existentes.

Demonstrando a importância da tecnologia Blockchain no Mercado brasileiro, é relevante mencionar que em abril de 2018 a IBM Brasil divulgou a realização de investimentos de US$ 5,5 milhões de dólares no IBM Blockchain Solutions Hub no Brasil para o desenvolvimento de soluções com esta tecnologia.

Também vislumbramos que o Setor Financeiro brasileiro tem buscado desenvolver aplicações e soluções em Blockchain e redes distribuídas para serviços financeiros.

Entendemos relevante observar que as grandes Empresas de tecnologia que vem desenvolvendo plataformas blockchain de código aberto, possibilitando o compartilhamento e a construção coletiva do conhecimento tecnológico, plataformas open source.

Todavia, no Brasil tem se verificado alguns inibidores para o desenvolvimento da tecnologia blockchain relacionados (1) a falta de mão de obra qualificada, (2) a incompreensão dos Órgão decisórios das Empresas e do Governo em relação as aplicações, (3) ausência de compreensão e métricas sobre a utilidade e geração de valor com a utilização de blockchain, e, ainda, (4) a ausência de casos tornados públicos de sucesso na implantação e utilização desta tecnologia.

Mas já se podem vislumbrar benefícios para os negócios vinculados a utilização da tecnologia Blockchain, como por exemplo a construção de novos tipos de relações empresariais com a retirada de intermediários, com a redução de custos e agilidade.

Neste momento inicial de reflexão, parece-nos que as duas questões fundamentais sobre as quais as Empresas devem refletir neste momento são:

1) Como o Blockchain pode mudar os meus negócios?

2) De que modo o Blockchain pode agregar valor aos meus produtos e/ou aos serviços do meu negócio?

Please reload

Our Recent Posts

Curso "Blockchain e suas aplicações" do BNDES é compartilhado com a Administração Pública através de Curso em Brasília na ENAP - Escola Naci...

July 7, 2019

Blockchain History: Genesis (1980–2009)  

Publicado em MEDIUM por Tony Vazz em 23 de maio de 2019

Blockchain History: Genesis (1980–2009)

June 8, 2019

Kik - Guide for Law Enforcement

June 6, 2019

1/1
Please reload