Patrocínio:

Koeler & Galvão Sociedade de Advogados. Logotipo 1 2018.

8. Uma blockchain para cada plataforma

 

Muitas vezes se confunde a ideia de blockchain com a sua unidade ou finitude. Nesta perspectiva equivocada, blockchain seria algo único, apenas uma possibilidade, apenas um caminho.

 

Assim, caso não se compreenda a ideia que estamos apresentando, pode-se partir do equívoco de que só existiria uma blockchain.

 

Todavia, existem diversas blockchains, ou seja, existem diversas plataformas montadas com a utilização da tecnologia blockchain.

 

Importante esclarecer isto, pois cada plataforma blockchain é individual nas suas características e qualidades.

 

Além disto, as plataformas blockchains podem ser públicas ou privadas (permissionadas).

 

Para dar uma visão geral sobre este ponto, podemos citar seis casos ou plataformas de blockchain, a título de exemplo, quais sejam blockchain BITCOIN (bitcoin.org), blockchain ETHEREUM (www.ethereum.org), blockchain WAVES (wavesplatform.com), blockchain RIPPLE (www.ripple.com), blockchain LITECOIN (litecoin.com) e blockchain EOS (eos.io).

 

Cada blockchain possui as suas peculiaridades quanto a código de programação, linguagem utilizada, aplicativos que podem ser desenvolvidos dentre tantas outras coisas. Ou seja, cada blockchain é um ecossistema próprio e auto-referenciado.

 

Para deixar evidente esta ideia, podemos mencionar o caso da blockchain BITCOIN, onde o principal aplicativo ou utilidade é o BITCOIN, ou seja, a moeda digital (moeda virtual ou criptomoeda).

 

Esta ideia é fundamental para que se possa perceber a possibilidade da existência de dezenas, centenas ou até milhares de blockchains.

 

 

Please reload

Our Recent Posts

Curso "Blockchain e suas aplicações" do BNDES é compartilhado com a Administração Pública através de Curso em Brasília na ENAP - Escola Naci...

July 7, 2019

Blockchain History: Genesis (1980–2009)  

Publicado em MEDIUM por Tony Vazz em 23 de maio de 2019

Blockchain History: Genesis (1980–2009)

June 8, 2019

Kik - Guide for Law Enforcement

June 6, 2019

1/1
Please reload