Patrocínio:

Koeler & Galvão Sociedade de Advogados. Logotipo 1 2018.

Alerta de segurança! Não recarregue seus aparelhos em locais públicos.

June 1, 2019

Fonte: https://www.criptofacil.com/entradas-usb-publicas-para-carregamento-podem-esconder-malwares-que-roubam-bitcoin-e-criptomoedas/amp/ 

 

 

Entradas USB públicas para carregamento podem esconder malwares que roubam Bitcoin e criptomoedas

 

 

Com a massificação dos dispositivos móveis, administrações públicas, empresas e diversas companhias têm disponibilizado, ao invés da boa e velha tomada, portas USB para carramento dos aparelhos. Ônibus, aviões e metrôs também têm se adaptado às mudanças causadas pela tecnologia, no entanto, ela também pode ser usada para aplicar golpes.

Caleb Barlow, vice-presidente de inteligência de ameaças da X-Force na IBM Security, alerta para a possibilidade destes dispositivos de USB públicos conterem malwares com diferentes funções e que podem ser programados para roubar dados e até mesmo realizar ataques de substituição de endereço.

“Conectar-se à uma porta USB pública é como encontrar uma escova de dentes na beira da estrada e decidir colocá-la na boca. Você não tem ideia de como isso aconteceu”, explicou Barlow.

De acordo com o Índice de Inteligência de Ameaças IBM X-Force de 2019, o setor de transportes é o segundo mais visado por criminosos. As entradas USB de aeroportos e rodoviárias podem instalar malwares nos telefones ou fazer downloads de dados sem o conhecimento do usuário.

“Digamos que eu seja um cara mau. Eu entro em um aeroporto. Não vou desmontar facilmente a estação de carregamento, é mais fácil deixar o meu cabo para trás. Quem achar o acessório provavelmente vai pegá-lo e usá-lo”, disse o especialista.

Em 2011, Brian Markus, presidente da Aires Security, e os especialistas Joseph Mlodzianowski e Robert Rowley montaram na conferência de segurança Defcon, em Las Vegas, um quiosque para recarregar gratuitamente a bateria do celular via USB. Ao plugar o celular, no entanto, a tela LCD do quiosque exibia uma mensagem:

“Você não deve confiar seu smartphone a quiosques públicos. Informação pode ser baixada sem o seu consentimento. Para sua sorte, essa estação é ética e seus dados estão seguros. Aproveite a recarga.”

Segundo a Kaspersky, e-mail, web e USB estão entre os maiores vetores de malwares e a melhor forma de evitar o roubo de dados nesses locais, portanto, é levar o próprio carregador para conectar na tomada ou um portátil. Outra possibilidade é usar um dispositivo chamado Juice-Jack Defender, que pode ser instalado no cabo USB para bloquear a passagem de dados. Agora se for imprescindível usar um USB público para carregar seu dispositivo, especialistas recomendam que o aparelho seja desligado, desta forma, na maioria dos casos, o aparelho torna-se seguro e não permite a ação do malware. 

Please reload

Our Recent Posts

Curso "Blockchain e suas aplicações" do BNDES é compartilhado com a Administração Pública através de Curso em Brasília na ENAP - Escola Naci...

July 7, 2019

Blockchain History: Genesis (1980–2009)  

Publicado em MEDIUM por Tony Vazz em 23 de maio de 2019

Blockchain History: Genesis (1980–2009)

June 8, 2019

Kik - Guide for Law Enforcement

June 6, 2019

1/1
Please reload